Medicina Funcional Integrativa

É uma visão completa e profunda da medicina que, ao invés de avaliar por partes e de forma isolada os sistemas, busca identificar e combater as causas relacionadas às doenças. Busca uma abordagem analítica, avaliando o indivíduo como um todo em um sistema integrado: fisico, emocional, mental e espiritual. Considera os fatores genéticos, ambientais e estilo de vida.

 

Para que o corpo funcione adequadamente, é preciso haver um equilíbrio entre todos os órgãos e sistemas que o compõem, fenômeno conhecido como homeostase, que é um processo natural que ocorre no organismo saudável. Um organismo doente é exatamente o desequilíbrio que ocorre no corpo por fatores externos, principalmente relacionados à dieta e estilo de vida, e em algumas situações, por fatores internos ou genéticos.

A alimentação saudável e correta tem um papel fundamental no equilíbrio das funções corporais. Com o advento da vida moderna, ocorreram muitas mudanças e adaptações devido a correria do dia a dia, sobrecarregando a capacidade do organismo de elaborar e suprir todas as necessidades primordiais. Em consequência acaba por gerar alterações e deficiências bioquímicas e fisiológicas, como estresse, ansiedade, alterações do humor, insônia, fadiga crônica, déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade de memória e concentração, disfunções gastro-intestinais, alergias, transtornos da imunidade. Na busca pela praticidade e facilidade da dinâmica na rotina diária, acabou-se industrializando a alimentação, e o fator nutricional fisiológico foi padronizado de forma genérica e indiscriminada, não conseguindo estabelecer os fatores individuais, acarretando assim a obesidade, distúrbios metabólicos e hormonais, como os problemas da tireóide e alterações hormonais tanto no homem como na mulher.

 

Cronologicamente, todos envelhecemos, isso é natural. Porém, biologicamente, podemos envelhecer com qualidade de vida, sem as indesejáveis manifestações de doenças, principalmente aquelas doenças que muitos acreditam “serem caraterísticas e normais” do envelhecimento, como a hipertensão, diabetes, dislipidemia, síndromes metabólicas entre outras. Mas é possível fazer um reajuste nesse processo e ajudar o organismo a ser mais forte e resistente. O segredo é “envelhecer fisiologicamente mas permanecer jovem e saudável o maior tempo possível”.

 

A Medicina Funcional Integrativa atua justamente nesse contexto, onde a relação médico-paciente de forma individualizada é o fator mais importante. Além de levar em conta as informações pregressas, resultados de exames e diagnóstico, busca juntamente com o paciente a melhor abordagem para restabelecer o equilíbrio em seu corpo, que envolve alimentação, atividade física, manejo do estresse e qualidade de sono. Assim, o médico compartilha o interesse e a responsabilidade com o paciente sobre os cuidados com sua saúde.

Soul Brava Clínica

RIVIERA Business Mall

Rodovia Osvaldo Reis, 3281 Sala 803

Praia Brava - Itajaí - SC

Fone (47) 3046-8280

Whatsapp (47) 99991-5380

contato@soulbrava.com.br

Médico responsável: Dr. Felix Dong Ik Lee

CRM 12817-SC

 

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon